Na gíria popular o termo, "cada um no seu quadrado" significa que cada pessoa fique na sua, cada um cuida da sua vida sem se meter no que o outro faz ou deixa de fazer. Pensei nesse "dito" hoje, ao ver alguns comentários sobre o que pode acontecer hoje na rodada do Brasileirão.
Pois bem, esta coluna está sendo escrita e será postada muito antes do início da maioria dos jogos, portanto, não tenho nenhum placar, não sei quem ganhou, quem empatou e quem vai perder, apenas tenho a lista dos jogos de hoje.
Hoje temos Palmeiras x Vasco, um jogo entre um clube que não briga por nada e outro que briga pelo título. Este jogo interessa ao Corinthians, maior rival do Alviverde e concorrente do time cruzmaltino na briga pela taça.
A partida está preocupando os corinthianos, pois vem o receio de o Verdão entregar seu jogo para prejudicar seu adversário na rodada derradeira do campeonato.
Essa justificativa já é velha, pois isso soa mais como uma desculpa em caso de eventual fracasso, em caso de perda do título, a culpa será do Palmeiras. E porque estou escrevendo sobre isso? Escrevo sobre isso pois hoje assistindo a um programa esportivo, foi levantada essa pergunta: O Palmeiras vai entregar o jogo pra prejudicar o Corinthians?
Ora, toda vez que a disputa de afunila torcedores, e os "comentaristas" torcedores começam a levantar tal suspeita. Esse tipo de comentário apenas serve para tirar a resposabilidade e a incapacidade de uns e jogar nos outros. Quer dizer, se o Corinthians não for campeão brasileiro a culpa é do Palmeiras? O time de Parque São Jorge até hoje reclama sobre os jogos do Palmeiras e do São Paulo em 2010.
Até os dias de hoje o Timão alega que alviverdes e tricolores entregaram seus jogos para prejudicar o clube da Fiel, só que eles próprios já estiveram na mesma situação em 2009, ou eles já esqueceram que perderam propositalmente para o Flamengo para prejudicar o time do Morumbi. Eles esqueceram que o Felipe nem se esforçou para pular no pênalti dado no Brasileiro daquele ano?
Um time que quer realmente ser campeão não se importa se os outros vão perder ou ganhar dos seus concorrentes diretos, eles apenas fazem a sua parte, isso sim é um time com espírito de campeão, não um grupo de jogadores que tira das suas costas a própria incompetência e joga na dos rivais que não tem nada a ver com a situação de terceiros.
Foquei meu comentário apenas na capital paulista, mas ele serve para todos os times que disputam tanto as primeiras colocações quanto às últimas. Acredito que a imprensa esportiva do Rio, Minas, e de outros estados tenha o mesmo pensamento que a imprensa daqui tem.
Também toquei no assunto, pois o programa que eu assisti hoje é formado apenas por torcedores que se dizem "comentaristas", analisam levando em conta a paixão e não são profissionais o suficiente para admitir que o time que eles torcem pode falhar. Esse tipo de comentário jogando no ar que o rival do Corinthians pode entregar o jogo é mais um pretexto para enganar a torcida, algo que eles fazem muito bem. Plantar notícias apenas visando a audiência, criticar apenas para fazer média com A ou B, criticar apenas porque não gosta de fulano ou ciclano.
Muitos vão até descobrir para qual time eu torço após ler esse texto, mas a ideia de escrever esse texto veio justamente após eu ouvir os comentários desses que se dizem "profissionais" e se julgam imparciais. É uma pena, pois não é assim que se faz um jornalismo esportivo de qualidade, esse é um tema para ser discutido outra hora, o que está em discussão é a mesma polêmica que entra em campo todos os anos, e são sempre os mesmos que falam as mesmas coisas.
Alguém em sã consciência vai querer entrar em campo para perder? Acredito que não, até porque se A ou B for tão competente vai fazer a sua parte sem se importar com o resultado de C ou D. Realmente, é muito difícil cuidarmos de nossa casa, então temos que olhar a casa dos outros para podermos criticar. Só que esses que criticam possuem telhado de vidro, já fizeram o que eles supostamente acham que outros vão fazer, assim é fácil tirar a responsabilidade das costas e jogar nas costas dos outros. Por isso quero deixar registrado aqui: cada um, cada time deve cuidar de sua própria vida traçar seu próprio caminho.
Esses que dizem que tem um grupo, um time forte, agora está mais do que na hora de provar essa força dentro de campo sem insinuar que este ou aquela vai facilitar para um e prejudicar o outro. É como diz o título deste texto, apenas acrescentando uma rima: "ado a ado, cada um no seu quadrado".
Isto é tudo pessoal. Até a próxima.
- Últimas Notícias
0 comentários