Na Íntegra; Saiba como vai ser o novo Campeonato Argentino.

Disputado desde a temporada 91/92, os torneios curtos, de apenas 6 meses, tem seus dias contados. Na reunião do Comitê Executivo da AFA realizado na segunda-feira, foi proposto um novo Campeonato Nacional, com mais times e maior, fato que desagradou boa tarde dos torcedores, mas não os dirigentes do clubes.

De acordo com o jornal Clarín, este novo campeonato seria composto por 38 times, divididos em dois grupos de 19 clubes cada um. Cada grupo classificaria seus cinco melhores times, além das nove melhores equipes do torneio (tirando as já classificadas por terem terminadas entre as cinco melhores colocações.
Este novo grupo, composto por 19 equipes, seria a “Zona Campeonato”, e as equipes disputariam entre si o título do campeonato. O restante das equipes ficariam na “Zona Competencia”, e disputariam a permanência na primeira divisão.
O campeão, juntamente com o segundo, terceiro e quarto colocado do campeonato, teriam vaga para a Libertadores. A classificação para a Sul-americana ainda não estaria definida, já que a AFA pretende distribuir algumas vagas dentre as equipes da “Zona de Competencia”.
As quatro piores equipes da Zona de Competencia” seriam rebaixadas na temporada 2012/13. Já na temporada seguinte, o promédio retornaria e as duas piores equipes na classificação geral seriam rebaixadas, enquanto que os times com os dois piores promédios entre as 36 equipes restantes, também seriam rebaixados.
As 38 equipes que formarão este novo torneio, mais ‘federal’, como a AFA prefere chamar, serão as atuais 20 equipes da primeira divisão (já que haverá rebaixamento nesta próxima temporada, 2011/2012), 16 clubes da B Nacional, e os campeões da Primeira B Metropolitana (terceira divisão) e Argentino A(Uma terceira divisão com participação de times do interior provenientes das Ligas regionais).
Ou seja, caso o River Plate caia para a terceira divisão, a equipe não voltará ao primeiro escalão do futebol argentino na temporada 2012/2013.
Agora, para que este campeonato realmente exista, faz-se necessário a aprovação em uma assembléia que será realizada em outubro, na AFA. Mas, como 22 dirigentes foram a favor e, somente, quatro clubes* se abstiveram, é muito difícil imaginar outro cenário.
* Vélez Sarsfield, Racing Club, Newell’s Old Boys, e All Boys.
Divulgue este link:

0 comentários

Deixe um comentário: